uma distribuição Linux...
A distribuição Mandriva Linux foi criada em 1998.
baseado em programas de Código Aberto
A Mandriva Linux visa fornecer o melhor dos componentes de Código Aberto. Todos os programas incluídos nos repositórios "main" e "contrib" usam licenças de Código Aberto. Qualquer componente que não de seja de Código Aberto é colocada no repositório "non-free" desde que a sua licença permita a redistribuição pública. Qualquer programa que não siga este requerimento deve ser removido. Fornecer os programas 'non-free' tem como objectivo principal facilitar a vida dos utilizadores. A versão "Free" da Mandriva Linux contém apenas componentes de Código Aberto (Open Source).
fácil de usar
A Mandriva Linux foi criada para ajudar iniciantes em ambos os campos Linux de ecrã e servidor. A Mandriva Linux fornece ferramentas de instalação e configuração que tornam a experiência Linux fácil e tranquila. Uma política global de empacotamento que foca a qualidade: fornecendo ferramentas, exemplos, documentação e modelos para ajudar utilizadores mais avançados na administração diária.
um projecto colectivo
O desenvolvimento da Mandriva Linux é baseado no trabalho colectivo da comunidade Mandriva (a combinação de empregados pagos com contribuidores voluntários). As especificações globais são o resultado de discussões globais. A comunidade é responsável por testes, empacotamento e serviços de tradução.
não somente um projecto internacional
A Mandriva Linux é traduzida para mais de 70 línguas. Podem surgir mais línguas num futuro próximo. Os membros da Mandriva Linux vêm de todas as partes do mundo, o que significa não apenas uma localização mais completa mas também compromissos muito diferentes.
... mas também uma comunidade organizada
O desenvolvimento da Mandriva Linux é baseado no trabalho diário feito no cooker. Usa um código de conduta, políticas de empacotamento bem definidas, ferramentas como o Bugzilla, svn ou git. A comunidade é agora organizada no Mandriva Assembly, o maior objectivo deste é fazer com que as contribuições sejam mais simples e ajudar utilizadores, empacotadores, testadores e tradutores a trabalharem juntos com mais eficiência.
aberto a qualquer contribuição
Todos os componentes incluídos na distribuição Mandriva Linux estão disponíveis através do sistema de controlo de versões. Qualquer um pode contribuir para o melhorar, tanto como individuo ou empresa.
baseado em requisitos como qualidade e estabilidade...
A Mandriva Linux está fortemente comprometida com a qualidade e estabilidade nos lançamentos oficiais. Isto aplica-se aos pacotes incluídos na distribuição, bem como actualizações gerais e de segurança.
de acordo com as normas de Código Aberto
A Mandriva Linux visa seguir normas reconhecidas e que permitam melhorar a qualidade e inter-operabilidade global da distribuição. Entre as principais normas irá encontrar: LSB, freedesktop
trabalhando em cooperação com outros projectos de código aberto
A Mandriva Linux procura colaborar com outras comunidades de código aberto, assegurando que o nosso trabalho será usado nas versões mais recentes, quando relevante.
Documentação dos utilizadores
A Mandriva Linux vem com documentação completa para iniciantes e utilizadores avançados. Também encontra ajuda na comunidade Mandriva: fóruns, Perito, e listas de correio...
- Documentação oficial Mandriva
- Fóruns Mandriva
- Comunidade de peritos Mandriva
- Listas de Correio Mandriva
- Entrar na Comunidade Mandriva
Desenvolvimento e contribuição
Pode contribuir para a Mandriva Linux independente das suas capacidades técnicas.
- Wiki Mandriva
- Mandriva svn
- Listas de Correio Mandriva
- Como contribuir para a Mandriva Linux
- Desenvolvedores Mandriva
Apoiar o projecto Mandriva Linux
Pode também apoiar a Mandriva Linux financeiramente.