Resumo
Esta ferramenta permite ao administrador de sistema
importar diretórios remotos compartilhados baseado no protocolo
SMB (usado principalmente pelo
Windows
®) na máquina local.
Enquanto os usuários podem acessar individualmente seus compartilhamentos através de seus gerenciadores de arquivos, pode ser necessário em alguns casos importar um compartilhamento específico que se tornará disponível a todos os usuários. Iremos mostrar através de um exemplo de como importar um diretório de uma máquina Windows ®
Selecionar um Servidor. Clicando no botão Procurar novos servidores dá-se início a uma busca pela rede local por máquinas que compartilham diretórios (incluindo a máquina local). Em nosso exemplo diversos servidores estão disponíveis. Nós escolheremos um deles e o tornaremos disponível localmente para todos usuários.
Selecionar um Compartilhamento. Clicando-se no nome da máquina haverá uma tentativa de conexão e navegação entre os compartilhamentos disponíveis. Caso esta máquina possua compartilhamentos protegidos por senha, será mostrado um diálogo solicitando a sua identificação. Entre corretamente com o Nome de Usuáio, Senha and Domínio. Então o compartilhamento disponível naquela máquina aparecerá. Clique na seta à esquerda do ícone da máquina para mostrar os compartilhamentos disponíveis.
Estando o compartilhamento selecionado, aparecerá um botão com o . Clicando-se neste botão, será mostrado uma caixa de diálogo onde pode-se digitar o nome do diretório local de onde os arquivos remotos estarão acessíveis.
Uma vez feito isto, aparecerão mais 2 botões:
. Torna o recurso disponível localmente. Quando isto estiver feito os usuários simplesmente apontam seus gerenciadores de arquivos para o diretório selecionado como ponto de montagem para obter os arquivos armazenados pelo servidor.
. Permitem que você configure um nome de usuário e uma senha para acessar aquele ponto de montagem do SMB. Outras permissões bem como configurações avançadas podem ser feitas através deste botão.
Importando Compartilhamento
em Cada Reinicialização. Uma vez finalizada a
configuração dos pontos de acesso para diretórios remotos clique
em
/etc/fstab
(onde as informações do ponto de
montagem ficam normalmente armazenadas) ou não. Clicando em
, estas configurações serão mantidas
entre as sessões. Clicando em
você sairá do sistema sem salvar as
alterações.