Esta ferramenta permite que você faça cópias de
segurança dos dados presentes em seu computador em uma mídia
diferente e também em uma máquina remota em uma rede. Suporta
também perfis múltiplos para diferentes perspectivas de backup.
Uma vez estando os parâmetros configurados, você poderá rodar
o backup periodicamente. Depois, você pode esquecer disso até
precisar restaurar um dia alguns arquivos.
Você pode acessar esta ferramenta clicando no ícone Configurar backups para os sistemas para os dados dos usuários na seção Sistema do Centro de Controle Mandriva Linux. Clique no botão para iniciá-lo. Após fazer a escolha em cada passo clique em .
Selecione Sistema de
Backup para incluir o diretório /etc
onde todos os atuais arquivos de configuração do sistema estão.
Isto permite que você “transporte” seu sistema para
um computador diferente com um pequeno esforço: apenas a configuração
dependente de hardware deverá ser revisada.
Selecione
Backup dos Usuários para incluir todos os
diretórios
/home
dos usuários. Clicando no botão
permite
que você selecione usuários individualmente e lhe dê as
seguintes opções:
Não incluir o cache do navegador. A seleção desta opção é recomendada devido ao cache do navegador sempre estar em constante alteração
Utilizar Backup Incremental/Por Diferença. Selecione esta opção para preservar cópias de segurança mais antigas. Escolhendo Usar backup incremental você apenas salvará arquivos que foram alterados e adicionados desde a última operação realizada. Escolhendo Usar backup por diferença você apenas salvará arquivos que foram alterados ou adicionados desde a primeira operação de cópia de segurança realizada (também conhecida como “backup base”). Esta última opção toma mais espaço do que a primeira, mas permite que o sistema seja restaurado “como era” em qualquer ponto em que uma cópia de segurança diferencial tenha sido feita.
Todas as mídias possíveis para realizar cópias de segurança são listadas, juntamente com um botão Configurar que permite que se alterem as opções:
O disco rígido local utilizado para preparar cópias de segurança para todas as mídias exceto NFS e diretamente em fita. Você não deve fazer cópias de segurança em seu disco rígido local, esta deve sempre ser feita em uma mídia removível ou ainda em um disco remoto. Você pode configurar o diretório e o limite para o armazenamento. Você pode também configurar quantos dias serão mantidos de cópias de segurança tanto incremental como diferencial com o objetivo de salvar espaço no disco.
Para armazenar cópias de segurança em computadores remotos acessíveis através de diferentes métodos. Você pode configurar os parâmetros de conexão bem como os métodos de acesso e suas opções (se aplicável). Perceba que cópias de segurança NFS são consideradas cópias locais, mesmo que efetivamente elas estejam instaladas em sistemas remotos.
Você pode configurar o dispositivo de fita caso este não seja automaticamente detectado, além dos parâmetros da fita escrever nesta mídia diretamente, se rebobinar ou não, apagar e ejetar a mídia no final da operação.
Este é o tipo de mídia preferido para o exemplo, clique em seu botão para ajustar os parâmetros necessários (veja Figura 5.14, “Configurando Parâmetros de Mídias Ópticas”).
Caso isto não seja feito automaticamente, utilize a caixa de opções Escolha seu dispositivo de CD/DVD para configurar o dispositivo de CD/ DVD. Ajuste o tipo de mídia e tamanho, opções de multisessões e apagamento.
Para gravações em multisessão, tenha em mente que a opção de apagar a fita é apenas efetivada se a primeira sessão e também a sessão que está se referindo a gravação tomar espaço (20 a 30 MB) para cada uma destas, desta forma o espaço de armazenamento de “dados reais” será na realidade menor que o espaço na mídia.
O último passo do
tutorial mostra um resumo dos parâmetros de configuração.
Utilize o botão para alterar
qualquer parâmetro com o qual você não esteja satisfeito.
Clique em para armazená-los
no perfil drakbackup.conf
. O conjunto de cópia
de segurança está agora pronto para ser feito.
Você pode escolher → no menu e fornecer um nome de perfil para armazenar as configurações atuais da cópia de segurança dentro de um perfil de backup nomeado. Você pode também usar o assistente de configuração novamente, definir outra configuração e armazená-los com um nome de perfil diferente.
Usar a opção--perfil
Profile_Name.conf
quando você acionar o
Drakbackup na linha de comando para
carregar o perfil Profile_Name.conf
.
Clique em , certifique-se de que a mídia correspondente está pronta (por exemplo o(s) CD/DVDs graváveis), e então clique em para realizar a cópia de segurança.
Um diálogo (veja Figura 5.16, “Diálogo do Processo de Cópia de Segurança”) mostrará o progresso da operação. Por favor seja paciente: o tempo que leva uma cópia de segurança depende de muitos fatores como tamanho, velocidade da opção de armazenamento selecionada, e outras. Uma vez finalizada a operação é mostrado um relatório: procure por possíveis erros neste e tome as medidas para corrigi-los se for necessário.
Certifique-se de que a mídia da qual você deseja restaurar a cópia de segurança está pronta e clique no botão . Em nosso exemplo, nós restauramos toda a cópia então no diálogo de restauração que aparece (Figura 5.17, “Escolhendo o Tipo de Restauração a Ser Feito”) clique em e após isso no botão para dar início ao processo.
![]() |
Atenção |
---|---|
Os arquivos existentes no diretório de restauração (mesma localização de onde foi feita a cópia de segurança, por padrão) serão sobrescritos. |
Sinta-se a vontade para investigar as outras opções de restauração, caso você queira restaurar apenas parte de uma cópia em vez de um conjunto completo.
Na janela principal da ferramenta, clique em e então no botão . Na janela de agendamento de backup (veja Figura 5.18, “Janela de Opções do Daemon”) selecione para definir o agendamento.
Será pedido para você especificar um intervalo (ou período) entre cada operação de cópia de segurança e a mídia de armazenamento. Em nosso exemplo nós personalizamos um calendário (período personalizado selecionado) para realizar cópia de segurança de quarta à sexta-feiras às quinze para meia-noite e armazená-la em um CD/DVD, utilizando o perfil de backup Definido.
Clique em e após isso no botão para configurar mais opções de cópia de segurança (veja Figura 5.19, “Janela de Opções Diversas”).
Você pode escolher entre tar (padrão) e star que permite o backup estendido ACLs também.
Você pode
escolher estratégia de compactação usada também para backups
tar
(sem compactação),
tar.gz
(Compactação gzip)
e tar.bz2
(Compactação bzip2 : melhor porém mais lenta).
Você pode excluir
certos arquivos da rotina de backup. O arquivo
.backupignore
deve estar presente no diretório
principal do arquivo de backup configurado anteriormente. Se desejar
excluir arquivos em subpastas (subdiretórios), terá que escolher-los
explicitamente. Sua sintaxe é bastante simples: uma lista de um
arquivo por linha com os nomes de arquivos a serem excluídos.
Digite o endereço de
de email para o qual um relatório será enviada.
Você pode especificar mais de um endereço de email seprando cada
endereço por uma vírgula( ,
). Por favor também
informe o campo do endereço de email de Retorno
com o email do administrador de backpus, e o campo de servidor
SMTP mail com o nome ou o endereço de IP
do servidor de email de origem.
Selecione a opção Apaga os arquivos tar do disco rígido depois ou fazer o backup em outra mídia para liberar espaço após realizada a rotina de backup.
Você pode visualizar uma operação de log de restauração a cada restauração. Isto pode ser útil analisar (marcar) e corrigir problemas críticos na restauração de arquivos: erros de leitura, erros de comunicação de rede, etc.