3. Controlando a Configuração Gráfica

Esta ferramenta permite que você configure o seu display gráfico. Com ele, você poderá mudar a sua placa de vídeo, a sua resolução e o seu monitor. Pode ser muito útil se você tiver que mudar algum dos seus componentes gráficos após a instalação inicial.

[Dica] Se você não visualizar um login gráfico na inicialização

Se o servidor gráfico não puder iniciar por causa de um erro de configuração, uma janela possibilitará configurar novamente o servidor gráfico. Será uma ferramenta similar a descrista nesta seção, mas em modo texto.

3.1. Interface do XFdrake

Figura 3.3. Janela Principal do XFdrake

Janela Principal do XFdrake

Os botões permitem alterar os aspectos da configuração gráfica:

Placa de Vídeo

O botão mostra o nome da placa de vídeo atualmente configurada. Se deseja mudar, apenas clique nele. Dependendo da sua placa, diferentes servidores estarão disponíveis, com ou sem aceleração 3D. Talvez você precise testar alguns diferentes até obter o melhor resultado.

[Nota] Nota

Você pode ser questionado se deseja utilizar um driver proprietário para sua placa de vídeo, responda Sim para usar o driver fornecido pelo fabricante da placa. Este driver pode oferecer mais funcionalidades e também otimizar a performance da sua placa em aplicações 3D, como jogos, por exemplo.

No caso de você não conseguir encontrar a placa de vídeo que você possui, mas sabe qual o driver que a suporta, selecione-o da entrada Xorg, abaixo.

Monitor

Permite que você mude o monitor com a ferramenta descrita em Seção 3.2, “Mudando as Configurações de Monitor”.

Resolução

Permite que você mude a resolução de pixel e a profundidade de cor com a ferramenta descrita em Seção 3.3, “Alterando a Resolução”.

Ainda existem mais botões:

Teste

Clique nesse botão para verificar se as suas modificações de fato funcionam. É altamente recomendado que você faça o teste, porque se não funcionar, depois será mais difícil restaurar o ambiente gráfico. Se o teste falhar, apenas espere ele terminar. Se você não estiver satisfeito com os resultados dos testes, escolha Não durante o teste e você retornará para a tela principal do XFdrake

[Nota] Se o teste não estiver disponível

Dependendo da sua placa de vídeo, o teste de vídeo pode não estar disponível. Você será avisado se tal coisa ocorrer. Se acontecer de suas configurações estarem incorretas e o display não funcionar, execute o XFdrake como root no console para usar a versão em modo texto do XFdrake.

Opções
Opções da placa de vídeo

De acordo com as capacidades do seu hardwarem você pode optar por habilitar ou desabilitar funcionalidades específicas, como aceleração 3D ou efeitos visuais especiais (transparência).

Interface Gráfica ao Iniciar

Use esta opção para escolher se você deseja que a máquina alterne automaticamente para o ambiente gráfico durante a inicialização. Obviamente, você pode querer selecionar a opção Não caso a sua máquina seja um servidor, ou se você está com problemas na configuração de vídeo.

Sair

Se você modificar seu display gráfico de alguma forma, a configuração atual será mostrada e o XFdrake irá questioná-lo se você deseja manter suas mudanças ou não. Esta é a sua última chance de reverter para a configuração antiga. Se tudo parecer bem, clique Sim. Se você preferir restaurar as configurações prévias, clique em Não.

As mudanças serão ativadas quando você confirmá-las e reiniciar o ambiente gráfico.

3.2. Mudando as Configurações de Monitor

Os modelos de monitor são listados na janela do XFdrake (veja Figura 3.4, “Escolhendo um Novo Monitor”). Se o seu monitor foi detectado automaticamente, ele estará listado como Plug'n Play junto com o modelo dele.

Figura 3.4. Escolhendo um Novo Monitor

Escolhendo um Novo Monitor

Se o seu monitor não foi automaticamente detectado, você pode escolhê-lo na lista, na seção de Fabricantes. Se você não encontrar o seu monitor ou um compatível com ele, escolha um com os parâmetros correpondetes a ele na seção Genérico.

3.3. Alterando a Resolução

Você precisa apenas escolher na lista a resolução (800x600, 1024x768, 1152x864, etc.) e a profundidade de cores (16 milhões de cores (24 bits), 65 mil cores (16 bits), etc.) desejadas.

Figura 3.5. Alterando a Resolução da Sua Tela

Alterando a Resolução da Sua Tela

O monitor na janela exibe como a área de trabalho será exibida com a configuração escolhida (veja Figura 3.5, “Alterando a Resolução da Sua Tela”). Se paree boa para você, clique em OK. Dependendo da resolução que ocê escolheu, você terá que encerrar a seção e reiniciar o ambiente gráfico para que as alterações sejam efetivadas.

Monitor e Taxa de Resolução. Por padrão, a lista de resolução exibe apenas as resoluções suportadas pela combinação da sua placa de vídeo com seu monitor. Há uma seção especial chamada Outra que adiciona mais resoluções possíveis junto com suas respextivas taxas. Tenha em mente que os monitores são desenvolvidos com uma taxa horizontal x vertical de 4:3.