O
Draksec permite que você altere os níveis de segurança de seu sistema e que você configure cada opção e funcionalidade associada a esses níveis.
O Draksec permite configurar três aspectos de segurança do sistema:
comportamento do sistema,
verificações periódicas do estado do sistema,
delegação de direitos (Seção 1.3, “Configurando Delegação de Permissões”).
Cada incremento no nível de segurança modifica a configuração do sistema, tornando-a mais e mais segura, e verificando mais e mais aspectos relacionados à segurança.
Escolha um Nível de Segurança. Escolha a opção desejada na lista Nível de Segurança o nível será ativado assim que você clicar em . Por favor leia o texto de ajuda sobre os níveis de segurança com bastante cautela para que você saiba o que determinado nível de segurança implica.
Escolha um Nível de Segurança. Escolha a opção desejada na lista Nível de Segurança: o nível será ativado assim que você clicar em . Por favor, leia com atenção o texto de ajuda sobre os níveis de segurança para saber o que cada nível representa.
![]() |
Explorar Cada Nível |
---|---|
Se você deseja verificar quais opções são ativadas em cada nível de segurança, verifique as abas: Opções de Rede, Opções de Sistema, Verificação Periódica e Autenticação. Clique no botão para exibir informações sobre as opções e seus valores padrões. Caso algumas das opções padrões não sirvam para você, basta redefiní-las. Veja Seção 1.2, “Personalizando um Nível de Segurança”, para mais detalhes. |
Ativar Alertas de Segurança. Selecione a caixa Alertas de Segurança para enviar e-mails sobre possíveis problemas de segurança encontrados pelo msec para um usuário local ou para o endereço de e-mail definido no campo Administrador de Segurança.
Clicando em cada uma das abas de Opções(e também na aba Verificações Periódicas levando você a lista de opções de segurança do msec. Isto permite que você defina o seu próprio nível de segurança baseado no nível de segurança previamente escolhido.
Para cada aba, há duas colunas:
Lista de Opções. Todas as opções disponíveis são listadas.
Valor. Para cada opção você pode escolher o menu correspondente:
Sim. Ativa esta opção não importando qual o valor padrão
Não. Desativa esta opção independentemente de qual seja o valor padrão.
Padrão. Define o comportamento do nível de segurança padrão[6].
Ignorar. Utilize esta opção se você não deseja que este teste seja feito.
TODOS, LOCAL, NENHUM. Os significados destes dependem da opção. Verifique o texto de ajuda disponível no botão
para mais informações.Clicando-se em é aceito o nível de segurança atual com as opções personalizadas, as mesmas são aplicadas a todo o sistema e as aplicações existentes.
Esta aba é utilizada para permitir que usuários executem tarefas normalmente reservadas ao administrador do sistema (root
).
Esta aba apresenta a maior parte das ferramentas disponíveis no Centro de Controle, e define o nível de autenticação necessário para cada uma delas:
A ferramenta é executada imediantamente.
A senha do usuário é exigida para certificar que é realmente o usuário utilizando o computador.
O comportamento padrão: a senha do administrador é necessária.
Exemplo 8.1. Permitir que Usuários Gerenciem as Conexões de Rede
Com o nível de seguraça padrão (Alto), os usuários podem executar o Centro de Controle sem senha (clicando no applet de rede). Isto possibilita que eles gerenciem suas próprias conexões.