![]() | Tópicos Avançados |
Prev | Next |
Aqui você encontrará várias explicações sobre tópicos avançados.
Eu espero que isto ajude a entender como usar várias coisas mais avançadas no LabPlot
Se você quer um plot de dados com barra de erros, importe seus dados com a janela de importar dentro de uma planilha. Selecione as colunas X, Y, DX e DY que você quer usar como barra de erros. Você então deve selecionar o plot correspondente (XYDY para a barra de erro Y, XYDXDY para barras de erro em X e Y e XYDYDY para duas barras de erro em Y (acima e abaixo)).
Se você usa a janela de dados para importar seus dados diretamente em um plot, selecione o tipo correto (x|y, x|y|dy, x|y|dx|dy or x|y|dy1|dy2) na linha de edição "ler como".
Com a versão 1.5.0 o LabPlot suporta o uso de descrições em TeX usando texvc
Se você compila o LabPlot por você mesmo você precisa ter um compilador ocaml presente. Quando usando uma versão binária do LabPlot o texvc é automaticamente usado quando encontrado em seu $PATH.
Para usar descrições em TeX você tem de ativar a caixa de verificação "Descrição em TeX" na janela de Descrição. Cada texto que você entre em uma caixa de texto será interpretada pelo texvc e plotada de acordo. Desde que a conversão leva algum tempo você pode perceber uma certa demora ao redesenhar o plot.
Verifique o exemplo "texlabel" para ter fazer cola de como isso pode aparentar.
Desde a versão 1.3.0 o LabPlot suporta múltiplos plots em uma pasta de trabalho. Novos plots podem ser facilmente adicionados a uma pasta de trabalho escolhendo "Novo Plot 2D", "Novo Plot 3D", etc. Um novo plot é aberto automaticamente quando abrindo uma janela de dados ou função para um plot com tipos diferentes do plot ativo. Assim se você tem um plot 2D ativo e seleciona "Nova Função 3D" um novo plot 3D é automaticamente adicionado.
Com o ítem "Organizar Plots" no menu Aparência você poe facilmente organizar os plots em uma pasta de trabalho. A grade para organizar os plots pode ser selecionada com números (como 2x2) e a distância entre os plots e entre um plot e a borda da pasta de trabalho pode ser definida com o gap.
Você pode também organizar plots em uma pasta de trabalho manualmente. Arrastando a borda de um plot você pode escalar o plot como queira. Quando mover o mouse sobre as bordas de um plot, você verá setas correspondentes.
Um plot inteiro pode ser movido arrastando e soltando quando clicando no centro do plot. Você verá uma seta cruzada ao chegar no centro do plot.
Quando lendo dados em uma janela de dados você pode especificar o formato para ler uma coluna não apenas como double (padrão) mas também como hora e data. O LabPlot usa a função QT fromString() para converter uma coluna para uma hora ou data válida. Assim isto realmente depende desta função que formatos de data e hora são válidos. Isso significa, quando selecionando "data", o formado da coluna precisa ser AAAA-MM-DD.
Na janela de eixos você pode selecionar 3 diferentes formatos para as descrições de marcas: formatos data, hora e datahora. Com "data" selecionado os valores são avaliados como dias desde 1.1.1970. Com "hora" selecionado os valores são avaliados como segundos. Finalmente como "datahora" os valores são avaliados como segundos desde 1.1.1970. Você pode especificar o formato exibido para a descrição da mar especificando um certo texto na linha de edição de formato.
Desde a versão 1.4.0 o LabPlot pode importar dados no formato datahora também. Dois diferentes formatos podem ser selecionados. O formato texto aparenta como a saída de "data" (modificações específicas de regiões não devem ser problema) e o formato ISO "AAAA-MM-DDTHH:MM:SS".
Desde a versão 1.4.0 o LabPlot usa a biblioteca qwtplot3d para tornar real plots 3D mais sofisticados. Por razões de compatibilidade o plot 3D simples ainda existe e ainda tem algumas vantagens sobre o plot 3D do QWT. Mas eu recomendo usar o plot 3D QWT quando possível.
O plot QWT usa OpenGL assim você pode facilmente girar, escalar e deslocar o plot com o mouse. Na janela de configurações de plot (menu aparência) você pode definir mais configurações desde plot tridimensional.
Desde que várias pessoas estão usando o bem conhecido programa OriginLab Origin o LabPlot inclui a característica de importar projetos Origin OPJ.
O formato de arquivo OPJ é um formato de arquivo proprietário assim um filtro de importação tem de ser desenvolvido usando técnicas de engenharia reversa. Esta é a razão pela qual isto demanda grande trabalho para entender e converter projetos Origin. O LabPlot 1.5.0 suporta apenas pastas de trabalho e projetos Origin das versões 7.0 e 7.5.
Se alguem desejar dar alguma resposta e/ou ajuda eu irei continuamente extender as características desse filtro de importação.
Prev | Home | Next |
QSA Workbench | Up | Funções Parser |