4.3. Compartilhamento de Conexão à Internet

Essa ferramenta configura o seu sistema pra que funcione como um gateway para outras máquinas conectadas a ela via LAN. Isso é muito útil em casa, por exemplo, se você deseja que todos os computadores acessem a internet através do mesmo link.

Figura 4.8. Uma Configuração Simples de Gateway

Uma Configuração Simples de Gateway

O procedimento geral é assim:

  1. Configure seu acesso à internet( Seção 4.1, “Gerenciamento de Rede e Conexão com a Internet”). Para que sua máquina funcione como um gateway, você necessitará uma conexão com a internet já configurada e funcionando, e mais uma conexão com a sua rede. Isso implica pelo menos duas interfaces, por exemplo, um modem e uma placa ethernet.

  2. Configure o gateway ( Seção 4.3.1, “O Assistente de Conexão Gateway”).

  3. Configure as outras máquinas locais como clientes ( Seção 4.3.3, “Configurando os Clientes”).

[Atenção] Atenção

Esse assistente irá também configurar um firewall para bloquear as conexões que vêm pela internet. Estimulamos você a conferir se a configuração de firewall (Seção 8.3, “Securing your Internet Access via DrakFirewall - TRANSLATE ME”) satisfaz suas necessidades após completar o assistente.

Depois que você completar esse assistente, todos os computadores de sua LAN poderão acessar a internet. Sua configuração será automatizada pelo servidor DHCP que será instalado no seu gateway, e o acesso a web será otimizado pelo uso do Squid, um proxy transparente de cache.

4.3.1. O Assistente de Conexão Gateway

Essas são as etapas que o Assistente faz:

[Nota] Nota

Para que o assistente termine a sua execução com sucesso, alguns passos necessitam que pacotes de programas sejam instalados. Por favor aceite a instalação desses pacotes.

  1. Primeiro você deve especificar o nome da interface conectada à internet. O assitente ativa e seleciona-a automaticamente para você, Caso contrário, certifique-se que você selecionou a interface correta na lista. Deveria ser o nome de interface que você configurou com a ferramenta de Gerenciamento de Configuração da Internet.

  2. Se você tem mais de uma interface de rede, e dependendo da qual você escolher como interface de Internet, o assistente solicitará para você selecionar a interface conectada à sua LAN. [5]. Certifique-se que você escolheu corretamente.

  3. Figura 4.9. Configurando a LAN

    Configurando a LAN

    Nesse ponto, se for a primeira vez que o sistema foi configurado como gateway, o assistente irá propôr valores padrões para a nova rede a ser criada. Confirme se estes valores ainda não são usados na sua rede, e siga para o próximo passo.

    Caso contrário, o assistente irá primeiro oferecer para reconfigurar as interfaces de LAN para serem compatíveis com os serviços de gateway. É recomendado que você aceite os valores padrões e clique em Próximo.

  4. Se você deseja ter um servidor de nomes local, selecione esta opção. Caso contrário, você pode optar por usar o servidor de nomes do seu provedor de acesso. Se você não sabe o que é um servidor de nomes, deixar a caixa marcada é seguro.

  5. Instalar um servidor DHCP na sua máquina fará com que todos os computadores clientes tenham sua rede configurada automaticamente. Caso contrário, você terá que configurar cada um deles manualmente: endereço IP, rede, gateway, DNS.

  6. Um servidor de cache grava as páginas internet requisitadas pelos navegadores locais. Se a mesma página é solicitada novamente, por mais alguém, ele poderá fornecer a página local, sem necessidade de pegá-la da internet, economizando assim largura de banda e melhorando os tempos de resposta. Isso é útil, em se tratando de muitos clientes.

    O aplicativo usado para essa tarefa é o Squid.

  7. Isto mostra se sua máquina local (o gateway) tem acesso às impressoras.

    Escolha Sim se deseja que as máquinas dos clientes conectadas com o gateway sejam capazes de acessar as impressoras disponíveis do próprio gateway.

4.3.2. Desabilitar Conexão Compartilhada

Se você deseja mais tarde desabilitar o gateway, inicie novamente o assistente. Será solicitado se você deseja de fato reconfigurar ou desabilitar o compartilhamento de conexão.

4.3.3. Configurando os Clientes

A configuração dos clientes depende em grande parte se você vai instalar um servidor DHCP no seu gateway ou não. Configurando os clientes para usar o DHCP, eles automaticamente irão usar o Mandriva Linux como gateway para a internet. Isso funciona para Windows ®, Linux e qualquer outro SO que suporte DHCP.

Se você não tiver um servidor DHCP, você deverá configurar cada máquina manualmente, de acordo com as configurações de rede do assistente de compartilhamento de conexão.

Configurando seu Mandriva.  Para DHCP, em um cliente Mandriva Linux, basta ir no Centro de Rede (Seção 4.1.2, “Centro de Rede: Reconfigurando e Monitorando Interfaces de Rede”) e certifique-se que você selecionou as opções IP Automático (BOOTP/DHCP) e Obter servidor DNS de DHCP ao configurar a rede, como mostrado em Figura 4.10, “Configurando um Cliente para Usar DHCP”.

Figura 4.10. Configurando um Cliente para Usar DHCP

Configurando um Cliente para Usar DHCP



[5] Note que todo o tráfego e o desta rede passando pelo gateway será mascarado, ou seja: aparecerá (visão de um ponto de Internet) como tendo vindo do gateway, em vez de vindo da LAN.